QUEM

QUEM RESPONDE PELO TRABALHO EDITORIAL E PUBLICAÇÕES DESTE SITE:



HELENA FRENZEL é maranhense, vive na Alemanha. Tem formação nas áreas de Romanística e  Ciência da Computação. Literatura é seu motivo de ser e aqui estar. Mantém os blogs Bluemaedel, Bluemaedel Lê e uma escrivaninha no site Recanto das Letras, locais onde busca concentrar suas letripulias* e outros textos; o blog Sem Vergonha de Contar, em parceria com a escritora Michele Calliari Marchese, voltado para contos e 'causos' e o projeto Quinze Contos Mais, voltado para contos literários. No Quintextos, reúne publicações no formato Ebook, oriundas da produção de seus outros projetos e sites.


*Letripulias: estripulias com Letras; com letras, estripulias. E com artes, em geral. Letripulista é quem letripulias faz.


AQUI ENCONTRARÁ, ALÉM DOS DE MINHA AUTORIA, EBOOKS DOS SEGUINTES AUTORES:


ALICE GOMES (a umas que sou nas almas que fui, poemas)

Site: www.recantodasletras.com.br/autores/alicegomes


ANA BAILUNE (15 Poemas+ Volume I)



ANA BAILUNE é petropolitana e publica seus contos, crônicas, poemas, resenhas e artigos em seus sites e blogs na internet. É assinante do site Recanto das Letras. Tem vários livros publicados e participações nas antologias "Gandavos" I, II e III (gandavos.blogspot.com), "15 Contos+" I e II (quinzecontosmais.blogspot.com) e "Traços e Compassos", de Miriam Sales (Editora Pimenta malagueta).




ANTONIO FERNANDO SODRÉ JÚNIOR (Maranhão em Contos, Coletânea, Vários Autores)

ANTONIO FERNANDO SODRÉ JÚNIOR: ludovicense nascido em 1982. Aspirante a escritor nas horas vagas, tem textos publicados em coletâneas e antologias. Um de seus contos (Desencontro) está na coletânea Quinze Contos Mais - Volume II, em ebook.



ANTÔNIO MARIA SANTIAGO CABRAL (Maranhão em Contos, Coletânea, Vários Autores)

ANTÔNIO MARIA SANTIAGO CABRAL é professor, bancário aposentado e reside em São Luís do Maranhão. Poeta e escritor, também exerce atividades de editor. Já publicou 8 livros impressos e tem mais de 1.500 textos postados nos mais diversos sítios na Web. Um de seus contos  (O Anjo Que Pedia Esmolas) está na coletânea Quinze Contos Mais - Volume II, em ebook.

Site: www.recantodasletras.com.br/autores/antoniomaria


CARLOS A. LOPES (Seguindo na Prosa - Coletânea - Edição Especial)




CARLOS A. LOPES é pernambucano. Além de "Seguindo na Prosa", publicou "A Saga de um Pedro - Amor e luta traçando destinos" e "Dedos de Prosa - de conto em conto". Como criador e coordenador do Blog Gandavos produziu, de forma independente e em parceria com vários autores, várias coletâneas da série "Gandavos". Considera-se um autor mais voltado para as linhas populares e, contemplando o colorido do povo e suas histórias, encontra na escrita e no teatro prazerosas formas de expressão. Seus livros podem ser adquiridos diretamente no site Gandavos.

Site: gandavos.blogspot.com



CELÊDIAN ASSIS DE SOUSA (Ecos dos Pensamentos - Coletânea de Poemas - Edição Especial)




CELÊDIAN ASSIS DE SOUSA é mineira, nutricionista e tem formação incompleta em Letras. O gosto pela literatura surgiu na infância, mas só em 2009 começou a registrar e publicar seus escritos na web. Participação em três livros, coletâneas (Gandavos I e II e III) como escritora, colaboradora literária, revisora de textos de alguns dos autores, apresentação das obras do autor Carlos Lopes — A Saga de um Pedro e Dedos de Prosa. Publicações em revistas online: Revista LetrA-Z de poetastrabajando em Português/Espanhol; MalambaDoce/Recanto das Letras; conto premiado em concurso internacional; participação em antologia de poesias (livro físico) a ser lançado em breve no Canadá. Em fase de revisão e edição do livro autoral de poesias — Entre voos e pousos nas asas da poesia. Apresentação e prefácios das obras: Ardentia, Claudio Poeta; Variações assimétricas dos pensamentos, João V. Velloso; depoimento em obra de J.Estanislau, além de revisões de várias obras pela editora mineira Interface Olympus.


CRISTINA JORDANO (Umbilical - Coletânea de Poemas - Edição Especial)



“Sempre fecho meus olhos um pouco, querendo compor alguma nova metáfora que combine alucinação e verdade... Sei que as regras das entrelinhas são claras, mas me agarro nos fios de um velho tear compulsivo, formando tecidos improváveis, tecendo formas desprovidas de tato... É meu primeiro contato com o mundo real, o resto é boato!”
(Cristina Jordano).
Site: www.recantodasletras.com.br/autores/cristinajordano




EVELINE SÁ é natural de Bacabal, Maranhão. Tem formação e é professora na área de Ciência da Computação. Mora em São Luís e, sempre que pode, andarilha pelos lugares para 'experienciar' e assim alimentar a produção de suas 'borboletas'. Tem publicados poemas e contos  nas Antologias de Poetas Brasileiros Contemporâneos e em Antologias  Online, mantidos pela Câmara Brasileira de Jovens Escritores.















Nascido em Castelo Branco, Beira Baixa, Portugal, desde cedo deixou-se envolver pela escrita participando com sucesso em concursos literários e na fundação de jornais. Um de seus contos foi selecionado para integrar um programa infantil na Rede de Televisão Portuguesa (RTP). Um percurso de vida intenso, espalhado por três continentes, alimenta sua escrita nos mais diversos gêneros. Publica em seus próprios blogs, colabora com o site internacional poetastrabajando e mantém uma página no site brasileiro Recanto das Letras. Seis de seus contos natalinos estão na coletânea em ebook E Que Viva o Natal. Seu primeiro livro de poemas, Quotidiano Subtil, foi publicado em 2009 pela Temas Originais, em Portugal.

Site: www.recantodasletras.com.br/autores/paragrafo




ISABELA ESCHER (15 Poemas+ Volume III)




ISABELA ESCHER estuda Direito, vive no Rio de Janeiro e escreve no blogue Tessitum. O terceiro volume da série 15 Poemas+ foi seu primeiro trabalho em parceria no formato livro.


Site: tessitum.wordpress.com


JOSÉ CLÁUDIO ADÃO (15 Crônicas+ Volume II)





JOSÉ CLÁUDIO ADÃO é mineiro de Itabira (MG) e escritor. Publicou o ensaio "A Vida do Bebê - Segunda Parte - De 40 para Frente" (Biblioteca 24x7, 2010) e os livros de crônicas "Arcanjo Isabelito Salustiano" (Biblioteca 24x7, 2011), "Em Cômodos Incômodos da Mente" (Biblioteca 24x7, 2012) e "Vida de Peão" (Pimenta Malagueta, 2012). Vários de seus textos e comentários podem ser encontrados em diversos sites na internet. Aceitou gentilmente o convite e apresentou o primeiro volume da coletânea "15 Contos+". Atualmente prepara novo livro a ser publicado.



JOSÉ NERES é professor, tradutor e escritor. Graduado em Letras, especialista em Literatura Brasileira e mestre em Educação, é autor de diversos livros. Dois de seus contos   (O Brinde e Devastação) estão nas coletâneas Quinze Contos Mais - Volume I e Quinze Contos Mais - Volume II, ambas em ebook.

JÚLIO DAMÁSIO (15 Curtos+ Volume III)

JÚLIO DAMÁSIO é autor de vários livros, dentre eles: Num piscar de olhos e outros olhares. Publica seus contos também em sua página no Facebook.




LENITA ESTRELA DE SÁ: ludovicence, é graduada em Letras e Direito, com pós-graduação em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas Materna e Estrangeira. Dona de uma considerável produção literária, incluindo peças teatrais, sua obra obteve reconhecimento em forma de vários prêmios, dentro e fora do Maranhão. Alguns de seus textos têm sido objeto de monografias e estudos literários. O conto Talas Quebradas, gentilmente cedido para o volume Maranhão em Contos faz parte do livro 'Cinderela de Berlim e outras histórias', vencedor do Prêmio Gonçalves Dias de Literatura / SECMA, 2009.

Site: www.estreladesa.com.br


LIMA BARRETO (Os Bruzundangas)



LU NARBOT (15 Poemas+ Volume II)




LU NARBOT, natural de São Paulo, nasceu em 1944. É médica formada pela Unicamp em 1969, ainda em atividade, exercendo a Dermatologia. Escritora amadora, escreve desde adolescência, mas sempre manteve seus escritos guardados em gavetas. Aos 60 anos, marido e filhas presentearam-na com a publicação de um livro de poesias, Versos ao Longo do Caminho, reunindo poemas escritos ao longo da vida. A partir de 2011 começou a publicar textos no Recanto das Letras. Participa do Portal do Poeta Brasileiro, núcleo Campinas e da Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro, cadeira 21. Tem participações em antologias, no blog Crônicas do BVIW e no Sem Vergonha de Contar. Mantém o blog Bonecas no meu coração.






MARCO AURELIO VIEIRA (As mesmas lascas, do mesmo pó (Coletânea))















MARCO AURELIO VIEIRA nasceu no Rio de Janeiro, no ano de 1969, e mudou-se para Belo Horizonte ainda pequeno. Desde muito cedo viu-se arrebatado pela literatura graças à influência da avó, leitora voraz que contava apaixonadamente histórias, proporcionando ao neto viagens mágicas inesquecíveis. Por volta dos oito anos de idade Marco percebeu que não lhe bastava só a leitura, queria criar suas próprias histórias. A partir de então foram folhas e folhas de papel almaço inundadas de textos que, juntamente com os livros, faziam-lhe companhia por horas e horas a fio na infância solitária que teve. Na juventude, teve de afastar-se da literatura para se dedicar ao mercado de trabalho. Mais tarde, resgatado o hábito da leitura, aos vinte e quatro anos escreveu um romance (jamais publicado) e a partir do ano de 2009 voltou a escrever com regularidade. Declara não ter a ilusão de que a literatura lhe dê algum retorno financeiro, mas tem a convicção de que ela é imprescindível para sua existência enquanto humano. Vários de seus textos, tanto em verso quanto em prosa, se encontram atualmente em suas páginas nas redes sociais.



MARCOS FÁBIO BELO MATOS (15 Curtos+ Volume I, Maranhão em Contos, Cotidiano Cinza)




MARCOS FÁBIO BELO MATOS é jornalista e professor da Universidade Federal do Maranhão, campus de Imperatriz. É licenciado e especialista em Língua Portuguesa, mestre em Comunicação e Cultura e doutor em Linguística e Língua Portuguesa. Tem 11 livros publicados, entre contos, crônicas, poesia e textos acadêmicos. É membro da Academia Bacabalense de Letras. Um de seus contos   (O Piano) está na coletânea Quinze Contos Mais - Volume I, em ebook.




MARIA MINEIRA (Mariinha - Uma Canastra de Recordações, Memórias, Edição Especial)




MARIA MINEIRA é natural de São Roque de Minas, MG, e desde 2011 vem publicando seus textos no site Recanto das Letras. Tem participações nas antologias “Gandavos” II e III , e no Blog “Sem Vergonha de Contar”. Atualmente, trabalha como bibliotecária e professora numa cooperativa de ensino, onde tenta fazer brotar a semente literária nos corações infanto-juvenis.




MARIA OLÍMPIA ALVES DE MELO (In Memoriam) (Textos Escolhidos - Edição Especial)




“Meu nome é Maria Olímpia Alves de Melo. Meu apelido é Merô. Sou uma escritora. Não por profissão, por amor, necessidade. Escrevo porque gosto. E sei. Escrevo livros, escrevo em livros, rabisco papéis. Estou sempre escrevendo, de uma forma ou outra. Escrevo poemas, escrevo crônicas, contos. Romances. Até receitas. Também sou cozinheira. Cozinheira de domingos, quando escrevo as Cartas de Minha Cozinha. Já estou em uma idade onde posso até escrever minhas memórias. Roubei de Mia Couto a inspiração para o título: Um rio no fundo da casa, uma casa na frente do rio. Nasci em Arantina, Minas Gerais, onde fica a casa e o rio. Rio? Riacho? Para mim, maior que o Amazonas. Tão grande quanto a vida. A minha.”



MARILISE BATISTA (Ocho Cuentos)

Site: www.recantodasletras.com.br/autores/millarray


MARINA ALVES (15 Crônicas+ Volume III, 15 Curtos+ Volume II)




MARINA ALVES é natural de Lagoa da Prata, Minas Gerais. Escritora, poetisa, autora do livro de contos “Sombras e Assombrações” (2007). Formada em Pedagogia, pós-graduada em Psicopedagogia. É membro da ACADELP- Academia Lagopratense de Letras; colunista do jornal INFORMAÇÃO. Conta com trabalhos publicados na revista AMAE Educando, em coletâneas, antologias, e jornais locais. Mantém uma escrivaninha no site Recanto das Letras.

MARLI  SAVELLI (35 Poemas+ - Coletânea de Poemas - Edição Especial)


Site: aquarioliterario.wordpress.com


MAUREM KAYNA (15 Pedaços, Edição Especial)





MAUREM KAYNA é engenheira e escritora (talvez um dia a ordem se altere), baila flamenco e já publicou em coletâneas, revistas e portais de literatura na web. A primeira publicação "solo" em e-book foi em 2010, com a seleção de contos finalista do Prêmio Sesc de Literatura 2009 - Pedaços de Possibilidade, pela Simplíssimo. Depois disso lançou dois novos volumes de contos em e-book, um deles distribuído gratuitamente pela iBookstore. Alguns reconhecimentos obtidos em concursos literários funcionaram como um estímulo para a voz teimosa que lhe impele a escrever, mas independente deles, tem investido cada vez mais em atender a essa necessidade aguda de tentar traduzir na ficção aquilo que a intriga no mundo vivo. O ano de 2014 será dedicado ao trabalho de revisão de um romance que se delineou no desafio do NaNoWriMo 2013.



MICHELE CALLIARI MARCHESE (Causos da Campina Volume I )





MICHELE CALLIARI MARCHESE é catarinense de Xanxerê. Formada em Ciências Contábeis, é contista semanal do Jornal Diário Folha Regional de Xanxerê - SC. Participou em coletâneas publicadas pela Editora Literata de São Paulo, nos Livros UFO-Contos não Identificados (2009) e Espectra (2010) e no Livro dos Prazeres publicado pelo SESC de Santa Catarina em 2008. Teve dois de seus contos selecionados para publicação nas coletâneas em EBook 15 Contos+ Volume I (2012) e Volume II (2013) e tem participações no blog Gandavos. Mantém o blog Sem Vergonha de Contar, em parceria com a escritora Helena Frenzel, e uma escrivaninha no Recanto das Letras, onde publica contos e outros gêneros.



SORAYA SOUTO (E Que Viva o Natal, Coletânea, Vários Autores















SORAYA SOUTO vive em Brasília, Distrito Federal, Brasil. Leitora ávida desde cedo, logo viu-se atraída pela aventura de tentar "capturar instantes" na escrita. Prefere textos narrativos e, especialmente, os que tratam de emoções e coisas do cotidiano. Participou de oficinas de criação literária e tem textos publicados no site internacional Poetas Trabajando. Mantém uma página no site brasileiro Recanto das Letras. Dois de seus contos natalinos estão na coletânea em ebook E Que Viva o Natal.

Site: www.recantodasletras.com/autores/sorayasouto


TERESA CARDOSO (Dois Contos+, Edição Especial, 1a Ed


TERESA CARDOSO nasceu e vive em Portugal. Licenciada em Biologia e doutora em Bioquímica, trabalha como professora universitária. Apesar de possuir um conjunto de textos em poesia e prosa escritos, publica somente trabalhos de caráter científico. Antes da participação na Revista Encontro Literário, apenas em uma ocasião havia publicado um dos seus trabalhos de índole literária. Isto aconteceu no âmbito de uma ação promovida por um agente cultural com o objetivo de aproximar a poesia dos habitantes da sua cidade.


VANY GRIZANTE (Ditados na Berlinda - Coletânea de crônicas - Edição Especial)




VANY GRIZANTE é paulista, arquiteta, mãe e escritora. Participou das coletâneas “Universo Paulistano” Vol.2, editora Andross (2010) e “15 Contos+” Vol. 1 (2012), primeiro ebook produzido pelo projeto Quinze Contos Mais. É autora do livro de crônicas “Abelhas sem Teto e outras crônicas”, editora All Print (2010). Mantém uma escrivaninha no site Recanto das Letras.





TAMBÉM A SÉRIE 15 CONTOS+:

15 Contos+ Volume I 
15 Contos+ Volume II


A COLETÂNEA DE CONTOS:

Saiu para comprar cigarros


E OS JORNAIS DO BLOG SEM VERGONHA DE CONTAR (SVC)